BRIVAC lança campanha de arrecadação de fundos para capacitação em comunidades rurais de Goiás
- Thais Degiovani
- 6 de jul. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 10 de jul. de 2024
Sabendo que o tempo de resposta aos incêndios é a melhor estratégia para conter sua propagação e seu avanço, a capacitação básica de brigadista florestal comunitário para as comunidades rurais visa atender os primeiros instantes de ignição do incêndio, mas também fortalecer o território, os aspectos culturais e tradicionais para uso do fogo de forma controlada. Nesse sentido, a BRIVAC para seguir atuando frente aos incêndios e fornecer uniformes e EPIs durante as capacitações, necessita da reposição dos itens propostos nesta campanha.

Desafio
A região que envolve as comunidades rurais de Cavalcante (GO) estão desassistidas e sem capacidade de pronta resposta aos acionamentos de incêndios florestais durante o período crítico, por isso é estratégico fortalecer as comunidades via lideranças locais e associação (Associação dos Pequenos Produtores Rurais, São José - Ação) com a capacitação básica de brigadista florestal comunitário.
Solução
Sob a ótica do Manejo Integrado do Fogo, esta ação de capacitação básica faz parte da ação planejada pela BRIVAC para apoiar o enfrentamento aos Incêndios Florestais, contemplando importantes linhas temáticas da conservação:
Estruturação e fortalecimento das Brigadas Voluntárias.
Manejo Integrado do Fogo.
Mobilização/engajamento.
Prevenção, preparação e combate aos incêndios florestais.
Anterior ao período crítico, a BRIVAC assume este compromisso perante a comunidade com as capacitações, atendendo assim os objetivos do projeto.
Objetivos
Reforçar os uniformes e EPIs para melhor aproximação durante os combates e utilização durante os cursos de formação de brigadas comunitárias e voluntárias.
Fortalecer a autonomia e o processo de gestão para o uso do fogo tradicional e combate aos incêndios.
Contribuir diretamente com as estratégias de conservação e a implementação do Manejo Integrado do Fogo – MIF no município de Cavalcante e no território da Chapada dos Veadeiros, levando em consideração o manejo e a cultura do fogo das comunidades tradicionais locais.
Apoiar a inclusão socioambiental das comunidades rurais, no ambiente técnico e de pesquisa, sem perder suas principais características tradicionais de comunidade rural, no âmbito de produtores e agricultores familiares.
Contribuir com o Plano Nacional do MIF no território, em apoio aos principais gestores do fogo na região.

Comments