Cerrado: o tesouro do Brasil
- Thais Degiovani
- 25 de out. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 5 de jul. de 2024
O Brasil é conhecido por ser um país com uma natureza exuberante, sendo destacado pelas suas florestas tropicais. Porém, nele está guardado um tesouro: o Cerrado.
O Cerrado cobria originalmente quase 25% do território brasileiro, estando presente em todas as regiões do Brasil. Muitas vezes ignorado e confundido como um ambiente seco, de árvores tortas e sem grandes riquezas, ele abriga uma enorme diversidade, sendo reconhecido como a savana tropical mais rica em espécies vegetais do mundo, com cerca de 12 mil espécies de plantas. Além disso, o Cerrado tem uma rica fauna, com animais como o lobo guará, araras e tamanduás.

E esta diversidade não se resume apenas ao número de plantas: o Cerrado apresenta uma variedade de paisagens, que vão desde campos abertos até florestas, sendo representado na sua maioria por savanas. Estas savanas têm como elementos principais os capins e ervas, que formam uma camada contínua cobrindo o solo, com uma grande quantidade de espécies de diferentes formas e cores: por isso, para se descobrir a riqueza do Cerrado é preciso olhar para baixo. Arbustos e árvores também fazem parte das savanas, porém o grande tesouro do Cerrado está debaixo da terra: temos praticamente uma floresta de ponta cabeça, que armazena uma grande quantidade de carbono. Além disso, o Cerrado abriga as principais bacias hidrográficas do Brasil e, portanto, a destruição do Cerrado significa a diminuição de água nos nossos rios.
O Cerrado é antigo, tem milhões de anos. Infelizmente, nas últimas décadas, ele vem sendo destruído em transformado em uma das principais áreas de avanço da fronteira agrícola do país. Por causa disso, milhões de hectares de Cerrado nativo já foram convertidos em pastagens, áreas de cultivo e mineração, colocando em perigo a flora e a fauna local e o abastecimento de água.
(Texto: Alessandra Fidelis - Cartilha Museu do Fogo)
コメント