I Simpósio Regional do Manejo Integrado do Fogo da Chapada dos Veadeiros
- Thais Degiovani
- 5 de mai. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 5 de jul. de 2024
Acontecendo de 13 a 15 de maio, anterior ao que chamamos de Período Crítico, quando a ocorrência dos incêndios florestais na região é favorecida pela influência de fatores climáticos extremos e humano, assentuados pelas crises ambientais por mudanças climáticas e a desinformação e caracterizado pela estação das secas, elevadas temperaturas e baixa umidade – e sabendo que os recursos de resposta empregados no controle nem sempre serão o suficiente para contê-los –, o simpósio cumprirá importante papel na prevenção dos incêndios, conscientização e educação ambiental.
Educação ambiental, engajamento comunitário, treinamento, pesquisa e capacitação de brigadistas são nossas principais ferramentas de gestão do fogo no território. A comunicação técnica e científica, associada aos conhecimentos tradicionais, é a metodologia que melhor atua diante dos fatores de risco aos incêndios e contra os impactos negativos do fogo no Bioma Cerrado.
Este evento tem o objetivo estratégico de preparar para o período crítico (seca) e fortalecer as parcerias institucionais envolvidas no cenário dos incêndios florestais: poder público, iniciativa privada, brigadas voluntárias e comunitárias e associações no âmbito do Manejo Integrado do Fogo e emergências ambientais. Também visa a proporcionar a integração com a comunidade e produtores rurais, além de compartilhar informações sobre as atividades realizadas no cenário do fogo no território, no país e no mundo.
O simpósio contará com palestras, oficinas, mesa redonda e debates, onde iremos abordar os principais aspectos relacionados à presença do fogo no Cerrado: o manejo, a cultura e a ecologia, visando ampliar o conceito do fogo bom e do fogo mal, monitoramento, prevenção, preparação, combate, laboratório e indicadores de queima, a presença do fogo na cultura de subsistência e a criação de políticas públicas em vista da proteção do Bioma Cerrado.
SOBRE A BRIVAC
A BRIVAC foi criada para apoiar a comunidade e preservar a biodiversidade e a integridade ambiental de regiões com vegetação nativa, nascentes, áreas de preservação permanente, zonas de amortecimento do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, territórios Kalunga, assentamentos, a APA Pouso Alto e povoados existentes no município de Cavalcante e entorno.
Atua voluntariamente na prevenção e combate aos incêndios florestais, tendo sua sustentabilidade mantida por meio de doação, apoio de suprimento, capacitação, treinamento e emprego em operações independentes ou conjuntas no âmbito do Manejo Integrado do Fogo, com outros órgãos governamentais ou não.


Kommentare